8 DICAS PARA ORGANIZAR O SEU CANTEIRO DE OBRA



Dicas para organizar o seu canteiro de obra

Na construção civil a organização é sinônimo de economia, já ouviu falar isso? Já ficou um tempão procurando uma ferramenta e acabou comprando outra por não a encontrá-la? Caso você ainda não tenha ouvido falar isso, preste atenção pois essa matéria irá lhe mostrar que a organização da sua obra pode lhe garantir uma grande economia na utilização de seus materiais, no tempo de trabalho e principalmente no investimento do seu empreendimento.


É de extrema importância que haja um planejamento em seu canteiro de obra, independentemente do tamanho. Basicamente o canteiro de obra consiste em um espaço determinado para o armazenamento de todos os materiais que serão utilizados na sua obra, desde pregos e parafusos, até cimentos e blocos. O espaço pode ser simples, pois ele é temporário e será utilizado apenas durante a obra, por isso recomendamos que procure fazê-lo com materiais que não possuem um alto custo e, se possível, faça coberto e de com fácil acesso para todos os colaboradores.


O canteiro organizado irá lhe proporcionar inúmeras vantagens, como a otimização da produtividade, redução de distância dos materiais em relação ao local de trabalho e, principalmente, a redução de acidentes, pois com todos os materiais e equipamentos organizados em determinado espaço, não existirá nada espalhado em sua obra, assim, minimizando a possibilidade de acidentes.


Imagem via: COLEÇÃO MANUAIS SESI, Dicas de Segurança no Canteiro de Obras, 2008.

Na página, Arquiteta Responde, temos 8 dicas para você organizar o seu canteiro de obra, confira abaixo:


  1. Faça um projeto da obra, mesmo que seja um pedaço de papel desenhado com caneta BIC, em casos de obras pequenas. Nesse projeto você estará pensando onde os materiais vão chegar, onde serão utilizados e onde estará o transito e permanência das pessoas envolvidas.

  2. O canteiro deve estar bem organizado e limpo, cuidado ao guardar o material e evite mudanças. Os corredores de passagem devem ser bem estabelecidos pois o deslocamento de material gera desperdício.

  3. Se possível contrate alguém (pode ser um arquiteto ou engenheiro) para o planejamento e administração de materiais e obra, isso permite reduzir o desperdício, que chega a representar um custo adicional de 12% do valor da obra.

  4. Faça uma lista de materiais e uma programação das compras necessárias para toda a obra. Compre a quantidade de material que será usada na etapa de execução que está sendo feita. Uma grande quantidade de materiais estocados pode levar ao desperdício.

  5. Quanto aos materiais de construção guardados na obra lembre-se: Tijolos e telhas devem estar em pilhas para evitar quebras; sacos de cimento e argamassas devem ser armazenados longe da umidade e calor excessivo.

  6. Os materiais delicados devem ser transportados em carrinhos de mão.

  7. Para manuseio do aço na obra é necessário adotar rotinas relacionadas ao recebimento no canteiro, passando pelo corte planejado, a montagem e o controle das sobras geradas. A criação de uma central de montagem é uma boa solução para reduzir os custos e melhorar o padrão de qualidade.

  8. Não deixe que os funcionários esqueçam de utilizar equipamentos de segurança como: capacetes, luvas, máscara descartável e calçado adequado. Eles são fundamentais para que os acidentes não aconteçam e olha que se tratando de uma obra, isso não é difícil.


FONTE: https://www.sahara.com.br/

Fonte: http://www.arquitetaresponde.com.br/como-organizar-um-canteiro-de-obra/

46 visualizações

Links Rápidos

Área Exclusiva

Notícias

Política de Privacidade

Contato

Contato Rápido

Endereços & Social

             (11) 99749-0977